Quem sou eu

Minha foto
Professora da rede pública de Florianópolis, atualmente como Assessora Técnico-Pedagógica da DEF (Diretoria de Ensino Fundamental). Especialista em Práticas Interdisciplinares na Ed. Infantil, Ens. Fundamental e Médio. Especialista em Tecnologias na Educação (em curso).

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

O que a escola faz com a tecnologia? O que a tecnologia faz com a escola? Alberto Tornaghi

Esse texto de Alberto Tornaghi nos faz relfetir sobre algo que, apesar de estar o tempo todo sob nossos olhos, não nos damos conta de sua importância.
Nele, Tornaghi expõe alguns exemplos de práticas com o uso de ferramentas digitais facilmente encontradas em nossas escolas: computador e internet.
Através do trabalho com a pedagogia da autoria, ele propõe que os estudantes visitem a Wikipédia e proponham tanto a inserção, quanto a ampliação de verbetes.
O autor lembra ainda que podemos melhorar a relação com nossos estudantes, deles com as disciplinas escolares e ainda a visão que tem de si, passando de meros "copiadores" a autores de textos dos mais  variados gêneros.
"Imagine de que forma mexerá com a auto estima de seus alunos ao se perceberem  autores de uma enciclopédia de alcance mundial! A autoestima e a responsabilidade."
A proposta da Web 2.0, evolução da proposta inicial que era conectividade e pesquisa, é ser um espaço não apenas de pesquisa, mas também de produção, experimentação e colaboração para nossos estudantes.
(REVISTA TV ESCOLA - TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO. Publicação da Secretaria de educação a Dsitância do MEC - Ministério da Educação. Brasília, DF. 2010., volume 1.)

4 comentários:

Unknown disse...

Tati
A sugestão do autor de montar um texto a partir de diversas fontes eu gostei. É ideia boa para aulas de português por exemplo, e dá de aplicar com turmas grndes sim. Nas aulas de inglês, pode-se pedir aos alunos que pesquisem resenhas de filmes em inglês, por exemplo. Ideia boa para alunos de oitava série. Você pode escolher UM só filme e mandar os alunos pesquisarem resenhas diferentes dele. Os alunos deverão fazer um novo texto em inglês com fragmentos dos textos lidos citando as devidas fontes. e aí??; Gostou???

Bjss

GI

Ana Kelly disse...

Acredito que temos que fazer da tecnologia uma aliada e aproveitá-la para criar aulas mais dinâmicas, interessantes e informativas.
Beijos
Ana Kelly

Teacher Renate Oliveira disse...

Concordo com a Gisele, quando ela coloca que a idéia é boa, mas funcionará para as aulas de português. Devemos usar sim a nternet como fonte de pesquisa nas aulas de inglês, mas de forma mais direcionada.

Teacher Renate Oliveira disse...

Já estou te seguindo! Me segue também!